quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Certinhas Sofrem o Dobro!


Há muita gente que vive preocupada em ser certinha. Penso que isso existe desde o início dos tempos. Antigamente era até compreensível, numa sociedade mais arcaica, mas hoje? É, talvez seja difícil se libertar de velhas amarras e antigos comportamentos… E sobre esse assunto, lembrei-me do que disse Calunga um dia:
Esta preocupação que muitas de vocês têm, de ser certinha, de ser a ótima, parece ser coisa boa, coisa do bem. Mas não é.
Eu vejo muito sofrimento neste mundo, em nome desta procura. Sofrimento destas mulheres que querem ser espetaculares, que não admitem fazer nada que não saia impecável, e que se atormentam. E o problema está em se atormentarem.
Porque eu não estou falando só do capricho, daquela vontade de fazer o melhor possível, por amor. De deixar o mais bonito possível, o mais gostoso possível, e coisas assim…
Eu estou falando daquelas pessoas que vivem tão preocupadas se estão fazendo direito o seu papel, se todos estão satisfeitos com o seu desempenho, que se perdem delas. Que param de usar o seu senso, param de sentir. Vivem pra seguir uma programação. E se conseguem, se acham as bacanudas.
Quando fazem uma coisa razoável nem mostram pra ninguém, porque “imagine o que vai ser de mim, se alguém perceber que eu nem sempre consigo ser irretocável”. Quanta vaidade, não? Que nojo!
Vocês só não vêem o outro lado: o quanto são sugadas, vampirizadas, nesta atititude de vocês.
É, sim! Porque você não sabe que está cheio de Espírito, com corpo e sem corpo, que já percebeu qual é a sua? E quanto mais ele vê que você gosta de ser reconhecida, mais ele diz que você é o máximo e, quando você percebe, está agindo em função dele, fazendo pra ele, sendo vítima da sua própia vaidade, sua pamonha.
E ainda, pensando que é a tal!…
- Ah! Mas eu tenho que agradar Fulana, minha chefe!
Hipocrisia. Bem feito, se é explorada, porque você faz por merecer! Bem feito, se você vive descabelada pra fazer o seu papel, porque não vai ganhar prêmio, nem aqui, nem no Céu. Ainda sofre em dobro: por fazer o que não é do seu coração e por não fazer o que ele pede.
Deus não deu papel pra você fazer, ele deu um coração pra você seguir. Não carece de ser santa nem certinha: é só ser fiel a si mesma! Ah! Mas você nem está acostumada, não é? Só vive pra agradar, pra dizer o que os outros querem ouvir…
Se você não se der, minha filha, apoio, reconhecimento, força pro que acredita, se não der força pro que sente, vai viver no inferno. E já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário